O eSocial apresenta três eventos de admissão, e neste artigo iremos focar no S-2190, conhecido como admissão preliminar. Este evento antecede o envio do Cadastramento Inicial do Vínculo/Ingresso do Trabalhador (S-2200). Mas, o que ele realmente significa e quando é gerado?
O Evento S-2190 no eSocial O S-2190 é o evento de registro preliminar de admissão de trabalho, sendo uma opção para as empresas. Esse evento é utilizado quando a empresa não tem todas as informações necessárias para efetuar o registro completo (S-2200).
Por exemplo, uma empresa deve enviar o evento de contratação até o dia anterior ao início do trabalho. Porém, se a empresa não tiver todos os documentos do colaborador neste momento, como um histórico escolar pendente, ela pode recorrer ao registro preliminar (S-2190).
Para o envio desse registro preliminar, as informações necessárias são: CPF do trabalhador, data de nascimento e data de admissão.
Prazos para Envio do S-2190 O S-2190 deve ser enviado até o dia anterior ao início do trabalho. Com isso, a empresa tem até o dia 7 do mês seguinte para coletar as informações faltantes e enviar o evento S-2200.
Contudo, qualquer outro evento que precise ser lançado, como afastamentos, desligamento ou folha de pagamento, só poderá ser feito após a conclusão do S-2200. Então, é vital que as informações faltantes sejam coletadas o mais rápido possível após a admissão preliminar.
Corrigindo Erros na Admissão Preliminar Se ocorrer algum erro na admissão preliminar, como CPF ou data de admissão incorretos, será necessário excluir o evento e reenviar o S-2190 com as informações corretas.
Além disso, se a contratação não for concretizada, o S-2190 também deve ser excluído. Isso ocorre porque a admissão preliminar sem o correspondente S-2200 impedirá o fechamento da competência no eSocial.