Com as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a emissão de notas fiscais está passando por instabilidade em várias partes do país.
Essa instabilidade está acontecendo devido ao desligamento de equipamento da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz-RS) e do Centro de Tecnologia da Informação do Rio Grande do Sul, o Procergs.
No estado, o data center foi desligado depois que o prédio do Procergs foi inundado pelas fortes chuvas.
Por meio do serviço virtual da Sefaz-RS, além de processar os documentos fiscais do estado, ele também atende ao sistema de Nota Fiscal de outros 15 estados brasileiros.
A fim de tentar solucionar o problema, a operação para fazer a autorização dos documentos foi transferida para o ambiente tecnológico da nuvem e, segundo a Sefaz-RS, recomenda-se às empresas que encontrarem problemas verifiquem se não têm configuração em seu ambiente que limita a comunicação de internet aos endereços IP dos data centers.
Conforme a pasta, a orientação é ajustar as configurações de rede, internet, bem como do proxy. Vale destacar que o acesso não deve ser feito pelos endereços de IPs, mas sim diretamente nos domicílios sefazrs.gov.br e svrs.rs.gov.br.
A secretaria informou, em nota, que a emissão de guias para pagamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) está disponível por meio de sistemas da Receita Estadual.
Para que isso possa ser feito, deve-se utilizar a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos (GNRE). Além disso, a pasta também recomenda que as empresas continuem fazendo o recolhimento dos impostos.
Com informações da CNN