Por que trabalhar mais de 48 horas por semana pode ser um desperdício de tempo e como estabelecer limites

Se você trabalha mais de 48 horas por semana, provavelmente está desperdiçando parte desse tempo de trabalho. Essa é a conclusão de uma pesquisa conduzida pelo professor de economia John Pencavel, de Stanford, detalhada por Minda Zetlin no site norte-americano Inc.com.

Em 2013, Pencavel analisou os dados de produção de fábricas britânicas de munições durante a Primeira Guerra Mundial e descobriu que, após cerca de 48 horas de trabalho semanal, horas adicionais não resultaram em aumento significativo da produção. Para aqueles que ultrapassaram as 48 horas semanais, reduzir o tempo de trabalho não teria causado efeitos adversos significativos na produção, conforme observado por ele.

Embora existam razões válidas para questionar a relevância desses dados para o atual ambiente profissional, o pesquisador fez referência a uma série de estudos adicionais que corroboraram os achados de maneira consistente.

‘Funcionou para mim’

A experiência de Zetlin reforça a confiança no levantamento. Após ler estudos como o de Pencavel e enfrentar um caso severo de burnout, Zetlin reduziu suas jornada de trabalho. O resultado foi um aumento de renda e conquistas, provavelmente porque isso a obrigou a focar no essencial. Além disso, com a mente descansada, a jornalista diz que consegue realizar tarefas essenciais de forma eficaz.

Há dois anos atrás, Zetlin entrevistou Richard Schuster, psicólogo e palestrante do TEDx, que reduziu sua semana de trabalho de 80 horas para 25 horas por ordens médicas após um derrame. Ele também experimentou um aumento significativo em sua produtividade e lucratividade, além de melhorar seus relacionamentos familiares. “A produtividade aumentou, a lucratividade aumentou e minha relação com minha familia está melhor do que nunca”, pontuou o pesquisador.

Embora haja benefícios inegáveis em limitar o trabalho a não mais do que 48 horas por semana, é frequentemente desafiador, especialmente para autônomos. A pressão dos clientes pode dificultar dizer não, pois muitos acreditam que o cliente sempre tem razão. É importante lembrar que, como autônomo, o empreendedor é seu próprio chefe, responsável por si mesmo e por seus funcionários, se tiver. Diante de exigências dos clientes, é necessário agir como um bom líder: rejeitar tais demandas, se necessário, para preservar o bem-estar de todos os envolvidos.

Veja dicas de Zetlin como para controlar suas horas de trabalho:

Escolha um limite inicial

Estabeleça um horário para encerrar as tarefas diárias para fazer algo que desejar. Tente seguir esse limite todos os dias úteis durante três semanas. Anote os dias em que conseguir cumprir e aqueles em que não conseguir. Não se culpe quando não alcançar o objetivo.

Descanse pelo menos um dia inteiro por semana

Há alguns anos, estabeleci esse limite e consegui mantê-lo. Essa prática resulta em um significativo aumento de produtividade, um efeito também confirmado pela pesquisa de Pencavel. Existe algo especial em desconectar do trabalho por 24 horas que prepara a mente para um melhor funcionamento e maior criatividade ao retornar às atividades.

Priorize o essencial

Se você pretende reduzir o tempo dedicado ao trabalho, é inevitável que algumas atividades não sejam concluídas. Isso pode, no entanto, ser uma oportunidade positiva. Conforme observado pelo neurocientista e especialista em produtividade Josh Davis, grande parte do que fazemos diariamente não é essencial, algo que perceberemos se pararmos para refletir.

Entenda como você está utilizando seu tempo. Você pode anotar suas atividades em um caderno ou utilizar ferramentas e aplicativos online para rastreamento. Para cada tarefa realizada, faça algumas perguntas a si mesmo:

  • Esta atividade está agregando valor?
  • Esta atividade não agrega valor, mas ainda é necessária?
  • Esta é uma tarefa que posso adiar sem grandes consequências?
  • Esta é uma tarefa que posso delegar a outra pessoa?

Após alguns dias, avalie se essa abordagem ajudou a reduzir suas horas de trabalho o suficiente para manter um novo limite. Independentemente de como você decida abordar essas questões, há boas chances de que a redução das horas de trabalho para menos de 50 por semana resulte em maior eficiência e possivelmente melhor desempenho no trabalho.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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